"O guaipeca sabido no sol, entende da vida real. E vendo o tumulto ao redor, uiva pra lua!"

Cantor, violonista e compositor. Professor da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Música/Songwriting na Bath Spa University/Reino Unido com a tese 'Poetics of Song: songwriting habitus in the creative process of Brazilian music'. Mestre em Literatura Brasileira (UFRGS) com a dissertação "Quereres de Caetano: da canção à Canção". Especialista em Letras - Práxis da Criação Textual (Unirriter). Licenciado em Música (UFRGS).

Leandro foi o compositor brasileiro agraciado pela primeira edição do Prémio Ibermúsicas de Composición de Canción Popular, concedido pela Organização dos Estados Ibero-americanos, em 2015, poucos antes de radicar-se na Inglaterra por três anos para realização de doutorado pleno no exterior com Bolsa CAPES. Em 2016, Leandro recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Intérprete, pelo disco "Suíte Maria Bonita e Outras Veredas", produzido por André Mehmari, também destacado no Açorianos como melhor Produtor Musical. O disco foi gravado com recursos do Prêmio Funarte de Música Brasileira. Ainda 2016, Leandro participou do concerto 'Ivan Lins e a Orquestra da Ulbra' no auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, tendo suas canções arranjadas para orquestra.

Ao todo, Leandro possui cinco Prêmios Açorianos: Grupo MPB (1999 e 200), Revelação (2009), Disco Infantil (2012), e Intérprete (2016). Recebeu também Troféu RBS Cultura pelo Cd-Livro “Palavreio”, considerado um dos dez melhores discos brasileiros de 2008 pela imprensa gaúcha. Leandro iniciou a carreira como violonista, cantor, arranjador e compositor do quinteto de música popular de câmara “Café Acústico” (1998 a 2001), com o qual recebeu os dois prêmios Açorianos já mencionados, além de vencer a segunda edição do Festival de Música de Porto Alegre (1999).

Em 2017, Leandro Maia escreveu música original para a animação "Final Call/Última Chamada" da diretora Sara Barbas, portuguesa radicada no Reino Unido. A produção contou com profissionais da Holanda, Inglaterra e Dinamarca, recebendo menções e prêmios em festivais internacionais de cinema, incluindo o Prêmio de Melhor Filme de Animação nos festivais Little Wing Film Fest (Londres, 2017), Leiria Film Fest (Lisboa, 2018) e Prêmio de Mérito na One-Reeler Short Film Competition (Los Angeles, 2017). Atualmente, Leandro trabalha na trilha de "Algo que eu disse/Something I said", de Sara Barbas. Atualmente, Leandro trabalha na trilha do filme “Something I Said”, da mesma equipe.

Como parte de seu doutoramento, Leandro produziu o disco, filme, songbook e espetáculo "Dona Conceição dos Mil Sambas", da compositora pelotense Conceição Rosa Teixeira, de 88 anos. Dona Conceição vive na Vila Castilho, em Pelotas, e possui mais de 1000 sambas inéditos. Ainda como parte do doutorado, Leandro realizou o festival 'Mistura Mundo Sul Generis", em Pelotas e Porto Alegre, em 2017. Em sua pesquisa artística, integrou o quarteto internacional Kusanganisa (Mistura) junto com Chartwell Dutiro (Mbira, Zimbábue), Chris Blanden (baixo, Inglaterra), Nick Sorensen (sax, Inglaterra). O grupo gravou o Cd Kusanganisa e diversos audiovisuais, participando de festivais e concertos na Inglaterra, Bélgica, Holanda e Brasil, com um DVD live in Brazil a ser lançado em breve. Durante sua estada no exterior, Leandro internacionalizou seu trabalho colaborando com artistas e tocando para plateias da Inglaterra, França, Espanha, Holanda, Bélgica e Portugal em diversas formações.

Em 2019, Leandro tem concertos confirmados na Inglaterra, Holanda, Espanha e Alemanha. Participou de diversos discos como diretor artístico, letrista, cantor, violonista e arranjador em trabalhos de Betto Serrador e a Orquestra Manouche (Orchestra Manouche, 2018), Thiago Colombo (Latin Guitar Connections, 2017), Sharon Lazybird (Half Fame, half glory 2017), Fábio Mentz (Navegantes, 2014), Marcelo Delacroix (Canciones Cruzadas, 2013 e Depois do Raio, 2005), Arthur de Faria (Antígona, 2004), Alexandre Vieira (Chacarera Blues, 2005), Zé da Terreira (Quem tem boca é pra cantar, 2001), Karine Cunha (Fluida, 2005), Café Acústico (Café Acústico, 2000), Orquestra de Flautas Villa-Lobos (Olhos Coloridos, 2008), III Fórum Social Mundial (Um outro mundo é possível, 2003), II Festival de Música de Porto Alegre (II Festival de Música de Porto Alegre, 1999).

Em 2005 foi representante do RS na Câmara Setorial de Música, eixo Formação, participando ativamente do movimento pela inclusão da Música nas escolas que culminou na aprovação da Lei 11.769/08. Atuou entre 2006 e 2009 como professor de música na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, onde idealizou e coordenou o projeto “Som da Cidade”, o grupo “Tamborilando – tambores em rede” e os “Centros Musicais” junto à Secretaria Municipal de Educação e à EMEF Neusa Goulart Brizola, atuando no estabelecimento de um currículo plural de ensino de música.

Em 2009 atuou como Professor Assistente do Departamento de Música e Teatro da Universidade Estadual de Londrina – PR, junto a área de Metodologia e Prática de Ensino e coordenou o projeto de extensão: Identidade e Culturas Juvenis: agregando escola e comunidade na busca da transformação social. Também atua como arranjador e compositor para composições corais, com ênfase em coros juvenis, tendo participado de coletâneas como Música Brasileira para Coro Juvenil (Funarte, 2010), além de ter arranjos cantados por grupos vocais em todo o Brasil. Lançou “Palavreio”, seu Cd-livro de estréia, considerado um dos dez melhores discos brasileiros de 2008 (Jornal Zero Hora, 16/12/2008 e ABC Domingo, 28/12/2008), vencedor do Troféu Açorianos de Música, categoria Relevação e Troféu RBS Cultura, Menção Honrosa. Em 2010 participou como convidado especial nos shows do cantor e compositor Ivan Lins, na ocasião do lançamento do CD “Perfil” nas cidades de Porto Alegre e Pelotas, em comemoração aos quarenta anos de carreira deste grande compositor brasileiro.

Em 2011 participa como cantor, compositor e violonista do CD Canteiro, do genial multiinstrumentista André Mehmari. Participa também do Cd “Álbum”, do compositor Fábio Mentz, lançado em Porto Alegre no ano de 2012. Leandro Maia - Biografia Ainda em 2012 participou do show “André Mehmari e Convidados - lançamento do Cd Canteiro”, no SESC Pompéia, em São Paulo, ao lado de nomes como Mônica Salmaso, Ná Ozzetti, Luciana Alves, Chico Pinheiro, Sérgio Santos, Neymar Dias, Sérgio Reze e Alexandre Andrés. Um encontro com grandes nomes da música brasileira.

Em maio de 2012 realizou show “Dos Voces Poéticas”, ao lado do cantautor costarriquenho Dionísio Cabal, no Teatro Nacional da Costa Rica, passando por mais duas cidades em turnê pelo país centro-americano. Também neste ano participa da realização, como idealizador e músico, do projeto “Gauchada Sul Generis”, ao lado de artistas como Renato Borghetti, Gisele de Santi, Marcelo Delacroix e Pedrinho Figueiredo, junto ao Centro Cultural Banco do Brasil do RJ. Seu disco “Palavreio” será lançado em junho de 2012 nesta ocasião, com participação especial de André Mehmari. Na edição de abril deste ano, participou do projeto Gauchada com o grupo pelotense “Nó de Pinho”, contando com a participação especialíssima do ídolo Kleiton Ramil, do lendário grupo “Os Almôndegas” e da dupla “Kleiton & Kledir”.

Leandro Maia vive na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, onde se dedica ao trabalho artístico, à produção cultural e à docência, junto aos cursos de Música e de Licenciatura em Pedagogia a Distância. Também integra o trio “Nó de Pinho”, com os premiados músicos Thiago Colombo de Freitas e Paulo Gaiger e encontra-se em fase de pré-produção de seu segundo disco, intitulado “Suíte Maria e Outras Veredas”, onde apresenta suas parcerias com André Mehmari, Luiz Ribeiro, Fábio Mentz e Marcelo Delacroix. Seu disco infantil, intitulado “Mandinho”, expressão típica da cidade de Pelotas para designar a primeira infância, recebeu o Prêmio Açorianos de Melhor Disco Infantil, além de indicação de melhor espetáculo. O trabalho inclui dois videoclipes de animação e um aplicativo de educação musical para dispositivo mobile. Recentemente realizou turnê pela Inglaterra, Holanda e Espanha, tendo participado do Festival Catalão Barnasants, dedicado à cantautores iberoamericanos de diversos países. Atualmente encontra-se em pré- produção de seu próximo trabalho, o espetáculo/audiovisual intitulado 'Guaipeca: uma ilusão autobiográfica'.

Premios e Destaques

2017 – Bath Spa Pioneers Award
Prêmio de Pesquisa concedido pela Bath Spa University/Banco Santander
2007 - Troféu Destaque do Mês
Programa Lugar de Criança é na Família e na Escola, Prefeitura Municipal de Porto Alegre
2016 - Prêmio Açorianos de Música
Melhor Intérprete. Também indicado a Melhor Disco e Melhor Compositor
2000 - Prêmio Açorianos de Música
Melhor Grupo MPB, Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre
2015 - Prêmio Ibermúsicas
Prêmio de Composición de Canción Popular (Organização dos Estados Ibero-americanos)
1999 - Prêmio Açorianos de Música
Melhor Grupo MPB. Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre
2013 - Prêmio Açorianos de Música
Melhor Disco Infantil 
1999 - Premiação UFRGS 
UFRGS 65 anos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
2013 - Prêmio Brasil-Sul de Música
Melhor Cantor 2009 - Menção Honrosa – Troféu RBS Cultura
1999 - II Festival de Música de Porto Alegre
Secretaria Municipal da Cultura (SMC)

Entre em contato

Veja aqui como entrar em contato conosco através do nosso formulário, ou se preferir pelas nossas redes sociais.

CONTATO